top of page
    I Encontro Brasileiro de Estudos Criptojudaicos 
 
   Recife 28 a 30 de Novembro de 2018
O Evento

I Encontro de Estudos                       Criptojudaicos                    

O I Encontro Brasileiro de Estudos Criptojudaicos recebe pesquisadores nacionais e internacionais que há vários anos vem se dedicando aos estudos sobre os Marranos no Nordeste do Brasil. Este evento a ser realizado no Recife entre os dias 28 a 30 de novembro do presente ano, busca colocar as bases para uma análise contemporânea e mais global deste fenômeno que está presente no ocidente há mais de 625 anos e colocamos como início das perseguições as revoltas anti-judaicas na península ibérica no ano de 1391.

Até a presente data inúmeros estudos tem sido levado a frente por acadêmicos em diferentes países. Recife, como centro geopolítico e lugar da modernização do comercio internacional no ocidente, pode ser apontado com um espaço sócio-político, no Brasil onde esse debate esteve presente nas relações sociais desde os primórdios da colonização, de acordo a inúmeros historiadores.

Palestrantes

Palestrantes

n._wachtel.jpg
Nathan Wachtel

Nathan Wachtel nasceu em Metz em 8 de abril de 1935. Formou-se em história em 1963. Ele dedicou sua pesquisa à visão da conquista espanhola pelo povo do Peru, com base em fontes orais e fontes escritas incas em espanhol.

Nomeado diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales em 1976, foi nomeado professor no Collège de France, onde ocupa a cadeira de História e Antropologia das Sociedades da Mesoamérica e da América do Sul. Desde 1992, Nathan Wachtel é considerado o melhor especialista dessas sociedades, especialmente Marranos no Brasil.

Sua pesquisa é baseada nos arquivos da Inquisição na América, principalmente nas ações judiciais contra os judaizantes.

Trabalhou para o Instituto Francês de Estudos Andinos, Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais e Collège de France.

Solomon Buzaglo

Possui graduação em Geologia pela Ben Gurion University Of The Negev(1977).

Atualmente é Diretor da Institute for Sefardi and Anousim Studies. Tem experiência na área de Antropologia. 

SHLOMO-PICTURE-2-135.jpg
14906948_1294769220534730_59444744697858
Moacir Amâncio

Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo, onde é professor de Literatura Hebraica. Tem experiência na área de Literatura e Cultura Judaica e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poemas, contos, romances e artes visuais. É autor de livros como "Ata" (reunião de volumes de poemas já publicados e outros inéditos), "Dois Palhaços e Uma Alcachofra" (estudo sobre o romance. "Adam Filho de Cão", de Yoram Kaniuk, "Yona e o Andrógino" notas sobre poesia e "Cabala" (estudo sobre a poetisa israelense Yona Wollach. O mais recente, “Matula”, traduz, em poesia, a experiência dos descendentes de bnei anussim numa cidade do interior de São Paulo, projetando-os numa tela de fragmentos da história. Traduziu poemas de Ronny Someck incluídos no volume “Carta a Fernando Pessoa”, e de Tal Nitzán, no volume “O ponto da Ternura”. Coordenador do Grupo de Pesquisa Isaac de Castro Tartas, dedicado à literatura e à expressão dos cristãos-novos, descendentes, e dos sefarditas.

Odmar Braga

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco , Poeta, Dramaturgo, Produtor Cultural, Conferencista. Idealizador, membro fundador e primeiro presidente da Associação Artística Cultural Plenarte, Membro efetivo da União Brasileira de Escritores (UBE Seção Pernambuco). Coordenador Executivo e Membro Fundador da Casa do Poeta Brasileiro /Seção Recife. Vice-Presidente da Sinagoga Beit Shmuel.

36279797_1765225593570883_91351972688009
Caesar Sobreira
WhatsApp Image 2018-10-24 at 13.30.48.jp

Professor Titular de Antropologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Realizou pós-doutorado em Linguística (Ecdótica) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2011). É Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Salamanca (1997), título revalidado como Doutor em Psicologia Clínica - Universidade de São Paulo (1999). Mestre em Comunidades Europeias e Direitos Humanos - Universidade Pontifícia de Salamanca (1996). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Universidade Estadual do Ceará (1993). Formação em Psicologia - Universidade Católica de Pernambuco (1986). Bacharel em Ciências Jurídicas - Faculdade de Direito do Recife / Universidade Federal de Pernambuco (2007). Ministra disciplinas de Antropologia (da Religião, da Sexualidade, da Cultura, entre outras) em diversos cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou livros e artigos sobre Antropologia, Filosofia, Psicanálise, Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Maçonaria, Judaísmo e Nordeste Semita.

Graduado em engenharia mecânica (1982) e em cências econômicas (1995) pela UFPE, com especialização em engenharia de petróleo (Petrobras, 1983). Possui os títulos de Mestre em Economia Ambiental (MSc, University College London, 1994) e de Doutor em Economia (UFPE, 2000), com pós-doutorado na área de economia da energia renovável e sistemas produtivos localizados (Universidade Pièrre Mendes France, Grenoble, 2007-2008). Trabalhou como engenheiro de produção da Petrobras entre 1983 e 1999, atuando em campos terrestres e plataformas marítimas do Rio Grande do Norte e Ceará. Foi assessor especial do Ministro do Meio Ambiente e membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada à presidência da República, entre os anos de 1995 e 1998. Ocupou o cargo de Diretor de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado de Pernambuco e de Diretor do Fundo de Terras de Pernambuco - FUNTEPE, entre os anos de 1999 e 2000. Lecionou em diversos colégios e faculdades do Recife e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professor Visitante do Instituto de Ciências Políticas de Grenoble, França.

Jacques Ribemboim
J. Ribemboim].jpg
386539_1667856752725_1196390135_n.jpg

Marcos Filgueira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1976), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1980) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003).
Professor associado III, aposentado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, acasalamento, lepidoptera, bicho-da-seda, moscas-das-frutas, levantamento, índice de infestação, atrativos alimentares.

Renato Athias

 Possui graduação em Filosofia pela Faculdade D.B. de Filosofia, Ciências e Letras (1975), Mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) em1982, Doutorado em 1995 pela Universidade de Paris X (Nantere).

Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido) através de bolsas de estudos do Conselho Britânico.

Cursou a Universidade de Paris X (Nanterre). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. É também professor do Master Interuniversitário de Antropologia Iberoamericana da Universidade de Salamanca, na Espanha.  É membro do Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE, membro do Conselho Curador do Museu do Estado de Pernambuco, e atualmente é o vice coordenador da Comissão de Museus e Patrimônio Cultural da União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES).

AthiasENTREVISTA.jpg

Tânia Kaufman

Tânia Kaufman.jpg

Doutora em História (1998) e Mestre em Antropologia (1991) pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife (1975); Especialista em Pesquisa nas Ciências Sociais pela UNICAP.

Como Cientista Chefe do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, do qual foi fundadora em 1992 e Curadora do Museu Sinagoga Kahal Zur Israel desde 2002, dedica-se a educação patrimonial, exposições, publicações sobre história e cultura judaica em Pernambuco, material didático pedagógico para o ensino em escolas. Com interesse na área de História, Sociologia e Antropologia, desenvolve pesquisas nas linhas : educação, patrimônio, migrações, memória, cultura, cultura judaica, identidade, identidade judaica, sistema simbólico do judaísmo e etnologia judaica no Brasil. Promove cursos de capacitação para estudantes e profissionais das áreas do turismo e arte e artesanato judaico. Como professora colaboradora do DAM - Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE faz orientação de mestrandos e doutorandos com foco na cultura judaica.

Marcos Silva

Marcos Silva nasceu em Natal, RN, em 1962.

Formou-se em História pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em 1984.

Obteve o Mestrado e o Doutorado em História da Educação pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), em 2001.

Atualmente desenvolve estudos de Pós-Doutorado em Antropologia Social pela UFRN, pesquisando a influência do misticismo judaico sobre a religiosidade do sertão nordestino.

É professor Associado do Departamento de História da UFS (Universidade Federal de Sergipe), onde leciona História das Religiões e coordena o GPDAS (Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas).

DSCN0160.JPG
José L. Golfarb.jpg

José Luiz Goldfarb

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP.  É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do conselho consultivo da Casa das Rosas (Secretaria de Estado da Cultura), membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais.

Dori Goren

Dori Goren, estudou História e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém, Diplomacia no Ministério de Relações Exteriores e fez dois mestrados: o primeiro em Ciência Política e História da América Latina com a tese "O processo de democratização no Brasil, 1973-1985" e o segundo em Ciência Política e Segurança na Faculdade de Segurança Nacional e na Universidade de Haifa, onde escreveu a tese "O Irã como uma estratégica estrada incompleta: energia, transportes, drogas".

Cônsul Geral de Israel em São Paulo desde julho de 2016; Foi Embaixador de Israel no Uruguai de 2009 a 2014; Ministro da Embaixada de Israel em Buenos Aires, na Argentina, de 2000 a 2005; Conselheiro de Diplomacia Pública na Embaixada de Israel em Paris – França de 1992 a 1997; Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em La Paz – Bolívia de 1988 a 1990; Segundo Secretário na Embaixada de Israel em Brasília de 1987-1988.

Foi o coordenador responsável pelo Brasil no Departamento da América Latina e Caribe, no Ministério de Relações Exteriores em Israel entre 2014 e 2016; também ocupou o cargo de Conselheiro do Departamento de Organizações Internacionais de 1999 a 2000 e Primeiro Secretário do Departamento da América Central, de 1997 a 1999.

Foto Dori final.jpg
maxresdefault.jpg
Gilberto Freire Neto

Gilberto de Mello Freyre Neto é natural do Recife(PE), graduado em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Especialista em TI(2002) pela mesma universidade e em Gestão Cultural pela AGECIF-França (2002). Atualmente é Coordenador Geral de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, fundador e sócio da GFN Consultoria e Assessoria Ltda. Tem experiência na área de Gestão Cultural, coordenando projetos e programas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, principalmente relacionados à economia criativa, restauro e conservação de bens e acervos, produção e difusão cultural, política cultural e turismo cultural e de base comunitária.

Ronaldo Gomlevsky
402298_379538215396230_1129337817_n.jpg

Ronaldo Gomlevsky, 70 anos, é RUBRONEGRO, judeu, brasileiro, carioca, advogado, jornalista, administrador de empresas e empresário.

Foi, em 1984, aos 34 anos, o primeiro presidente de uma comunidade judaica em todo o mundo judeu, eleito em eleições comunitárias diretas. Foi eleito vereador em 15 de novembro de 1988, e no ano de 1989, na condição de vereador carioca, foi autor da Lei Pró Favela, praticada pelos prefeitos da cidade com o nome de Favela-Bairro que hoje beneficia mais de três milhões de favelados.

Foi o primeiro parlamentar no Brasil a legislar contra a exposição de propaganda nazista no país. É o autor da lei que obriga as repartições públicas municipais a respeitarem Pessach, Rosh Hashaná e Yom Kipur, abrindo mão do ponto para os funcionários judeus nestas datas.

Primeiro advogado no Brasil a usar a Constituição Brasileira para apreender através da justiça nacional, livros nazistas expostos à venda na época, na Bienal do Livro ocorrida em 1998, no Riocentro, mostrando aos judeus, o caminho da justiça para proteção de seus direitos.

Comanda, há dez anos, diariamente o programa radiofônico, Confronto- Metropolitana, de 9 às 11h, ao vivo, com participação direta e livre de censura de centenas de ouvintes, no ar. Comanda também na condição de âncora, o programa televisivo MENORAH NA TV.

Edita há dezoito anos a REVISTA MENORAH que acaba de completar 59 anos de edições mensais ininterruptas, o jornal eletrônico MENORAH RAPIDINHAS, o PORTAL MENORAH e o SITE MENORAH. Há 18 anos, radiografa "in loco" comunidades judaicas através de fotos, filmes e entrevistas, nos cinco continentes, já tendo visitado 182 comunidades judaicas em 56 países e tendo arquivados mais de cem mil filmes, fotos e documentos sobre a vida judaica individual e institucional no mundo de hoje.

Acaba de chegar há uma semana de Israel, onde foi conferir como o Estado Judeu trata a questão dos Bnei Anussim que vem a ser os Filhos dos Forçados à conversão ao catolicismo nos tempos da Inquisição e Está neste momento, empenhado em encontrar uma solução politico-religiosa judaica que envolva a Conib, as federações israelitas do Brasil, a ortodoxia e o Parlamento em Israel, visando integrar estes verdadeiros filhos do povo judeu à vida regular das comunidades judaicas do Brasil.

Programação

28 de Novembro 
14:00
Credenciamento 
16:30
Mesa de Abertura
30 de Novembro 
09:00
Os Estudos Criptojudaicos: Perspectivas e Alcances

Zilma Ferreira Pinto (MP-PB)

José Luiz Goldfarb (PUC-SP)

Tânia Kaufman (UFPE)

Marcos Silva (UFS) (Coordenação da Mesa)

17:00
Conferência de Abertura com Prof. Dr. Nathan Wachtel (College de France-Paris)
17:30
Entrega de Homenagens 
Cantigas de Santana, O Cantador.
10:45
Documentário e Palestra:
O Fenômeno Criptojudaico no Brasil Contemporaneo
Ronaldo Gomlevsky (REVISTA MENORAH)
14:00
Memórias Criptojudaicas
29 de Novembro
09:00

Raimundo Campos

Moacir Amâncio (USP)
Dori Goren (
CONSULADO DE ISRAEL / SP)
Odmar Braga (
ABSC)  (Coordenador da Mesa)

A Saga dos Judeus Sefaraditas

Caesar Sobreira (UFRPE)

Jacques Ribemboim (UFRPE)

Gilberto Freyre Neto (FUNDAÇÃO G. FREYRE)(Coordenador da Mesa)

16:00
Mesa de Encerramento

Daniel Limor (Ministério da Diáspora / Israel)

Salomon Buzaglo (Netanya College / Israel)

14:00
Rede de Parentescos no Nordeste

Odmar Braga (ABSC)

Marcos Filgueiras (UFERSA)

Renato Athias (UFPE) (Coordenador da Mesa)

17:00
Lançamento de Livros
17:30
Encerramento
17:30

Filme “O Brasil somos nós”

Raimundo Campos

18:00
Cabalat Shabat na
Sinagoga Israelita do Recife
18:00

Lançamento do Livro do Prof. Nathan Wachtel

 
Recital de Músicas Sefaraditas
com Mayra Waquim
19:00

Patrocinadores

Local

Gabinete Português de Leitura
ENDEREÇO COMPLETO:
 Rua  Imperador Pedro Segundo, 290 - Santo Antônio, Recife - PE, 52010-010
gabinete portugues37.jpg
547440_539139109461987_664689452_n.jpg

Sinagoga Israelita do Recife

ENDEREÇO COMPLETO:

Rua Martins Junior, 29 Boa Vista
Recife - PE 50060-110

I EBEC
I EBEC
0 DIAS PARA O EVENTO
28 de nov. de 2018, 14:00
GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
BANCO: 237 (BANCO BRADESCO) AGÊNCIA: 1058 CONTA CORRENTE: 33755-2 ASSOCIAÇÃO ISRAELITA SEFARADI BEIT SHMUEL. CNPJ: 012.686.378/0001-70
Progrmação
Patrocinadores
Comissão Científica
Comissão Organizadora
Local
bottom of page